domingo, 1 de abril de 2012

A saúde do Brasil é de 1º mundo...1º de abril


Saúde no Brasil melhorou muito e não está longe de atingir a perfeição, diz Lula
19/04/2006 

Esta frase foi dita pelo nosso ex-presidente em Abril de 2006. Se tivesse sido dita em 1º de abril, faria mais sentido. Mas não se enganem, não tenho nada contra o Lula especificamente. Apenas me revolto com estas palavras em si. Afinal, quantos Presidentes, Governadores e Prefeitos, já passaram pelos seus mandatos, prometendo, prometendo e jamais cumprindo a solução para o Sistema de Saúde no Brasil. Infelizmente ainda não conseguimos reverter esta situação.


Nos noticiários das grandes emissoras de televisão, constantemente são mostrados o estado de “putrefação” que está a saúde no Brasil. Alguns exemplos  nos vídeos abaixo.


Vídeo 1                                                         Vídeo 2 


Nossos parlamentares precisam cobrar mais do executivo para que as promessas de campanha sejam cumpridas.
Não é possível, tanto imposto ser cobrado para suprir a saúde e a população nada ter em troca. E a CPMF cobrada por tanto tempo, para onde foi? Será que ela começou a ser cobrada também em 1º de Abril?
Não quero ser injusto. Possivelmente em algum estado da federação pode ser que a saúde seja mesmo de primeiro mundo. Vai saber, não é?

A saúde conforme está escrito na Constituição de 1988 diz:
Art. 196. A saúde é direito de todos e dever do Estado, garantido mediante políticas sociais e econômicas que visem à redução do risco de doença e de outros agravos e ao acesso universal e igualitário às ações e serviços para sua promoção, proteção e recuperação.

O grifo é meu, para enfatizar que é dever do estado e não das indústrias ou da própria população. Ambos precisam recorrer, quando podem, à convênios particulares para ter atendimento decente.
Será que a constituição foi escrita também em 1º de Abril?
Temos que aprender a exigir e fazer valer nossos direitos.

Chega de 1ºs de Abril  como Dia da Mentira para o povo Brasileiro.  Vamos transformar a data em Dia da Verdade.

Ah!!! Em por falar em verdade, o presidente da Federação Internacional de Futebol (Fifa), Joseph Blatter, cobrou nesta sexta-feira mais ação do governo brasileiro na organização da Copa do Mundo de 2014.

“Estamos esperando atos [do Brasil] e não somente palavras”. Além disso, disse que Jérôme Valcke, continua sendo o interlocutor com o Governo Brasileiro para assuntos da Copa de 2014.
E agora ministro Aldo Rebelo? Chegou a hora da verdade. Vamos melhorar ao menos a saúde da Copa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente aqui o que achou da matéria.