sábado, 14 de abril de 2012

Natação com bola ou Futebol na água? Nada disso. É o Polo Aquático.

  Os esportes praticados na água, como a natação, polo aquático entre outros vários, são considerados os mais completos, pois movimentam todos os músculos do corpo. Além disto, conta com a resistência da água, que amplifica o esforço e consequentemente os benefícios do exercício.

  O polo aquático dentre estes esportes, para quem já tentou pratica-lo, sabe como é extenuante. O fato de não ser permitido encostar o pé no fundo da piscina e não poder se apoiar na borda dela, durante toda a partida, por si só já mostra como é cansativo. Além disso este esporte não é de movimentação regular como a natação, e requer "tiros" de natação a toda hora.

  O polo aquático é um esporte olímpico e que estará presente nas Olimpíadas de Londres dentro de 103 dias. Que tal conhecer um pouco deste esporte para curti-lo melhor durante os jogos olímpicos de Londres?

A história do Polo Aquático e suas regras


Não existem muitos registros de quando e como o pólo aquático começou a ser praticado. O que se sabe é que ele surgiu durante o século 18, na Europa, como uma espécie de entretenimento durante as competições de natação muito extensas e era praticado principalmente em rios e lagos. O nome pólo seria derivado de “pulu”, nome da borracha importada da Índia de que era feita a bola.
A princípio tratava-se apenas de uma versão aquática do rúgbi, este sim, um esporte já estabelecido. O formato, contudo, foi ganhando popularidade entre diversos países. Os ingleses estabelecerem as primeiras regras para as partidas, mas foi um irlandês, William Wilson, quem colocou as duas metas e aproximou a modalidade do futebol.
Em 1900, já popular em diversos países, o pólo aquático foi adicionado aos Jogos Olímpicos de Paris, sagrando-se a primeira modalidade coletiva da história do evento. Em Saint Louis-1904, entretanto, o pólo aquático foi disputado somente por equipes dos Estados Unidos. A Alemanha estava inscrita, mas desistiu de disputar a competição ao saber que as regras utilizadas seriam as norte-americanas.
polo aquatico A história do Polo Aquático e Suas Regras

Unificação das regras

Em 1908 foi criada a Fina e, três anos depois, a entidade adotou as regras anglo-escocesas como um padrão para a modalidade, pondo fim às diferentes normas que existiam no pólo aquático mundial.
Com as novas regras, o pólo aquático passou a requerer resistência e técnica de um nadador, uma vez que os atletas chegam a percorrer cerca de cinco quilômetros em uma mesma partida. Domínio da técnica para o drible, o arremesso e o passe também são fundamentais. A força de um jogador de rúgbi completa o perfil dos atletas de pólo aquático, que se caracterizam por terem braços longos, uma vez que 85% de seu corpo ficam dentro da água.
A Hungria é a grande potência mundial, dominando a modalidade até a década de 70. Depois deste período, os húngaros enfrentaram um jejum de 24 anos. Em Sydney-2000, a equipe européia voltou a vencer, fato que se repetiu em Atenas-2004. As Olimpíadas na Austrália marcaram também o ingresso do pólo aquático feminino nos Jogos Olímpicos, e o primeiro lugar no pódio ficou com a seleção anfitriã.

piscina do polo aquatico A história do Polo Aquático e Suas RegrasAs Regras do Esporte

  • O pólo aquático é praticado em piscinas de 30 x 20 m para os homens e 25 x 17 m para as mulheres. Cada equipe é composta de sete jogadores (um goleiro) e seis reservas, totalizando 13 atletas por time. O gol tem 3 metros de largura e 90 centímetros de altura. Cada partida é composta de quatro períodos de oito minutos e, a exemplo do basquete, o cronômetro deve ser parado cada vez que o jogo for interrompido.
  • Os jogadores são proibidos de tocar o fundo da piscina, bem como apoiar-se nas bordas. Os atletas, com exceção do goleiro, são proibidos de tocar a bola com as duas mãos ao mesmo tempo. Também é não é permitido dar socos ou afundar a bola debaixo da água. Cada equipe tem 35 segundos para concluir seu ataque.
  • As faltas no pólo aquático são divididas em simples e graves. São regras simples, por exemplo, tocar a bola com as duas mãos, ultrapassar o tempo de limite de ataque, afundar a bola, impedir que o adversário arremesse ou empurrá-lo. Já as faltas graves são espirrar água na cara do adversário, atrapalhar uma cobrança de falta e desrespeitar o árbitro. Cometer uma dessas faltas acarreta penalização de 20 s fora do jogo.
  • Entre os homens a disputa dos Jogos Olímpicos é dividida em dois grupos com seis seleções. No feminino são oito seleções divididas em dois grupos de quatro. Os primeiros colocados de cada grupo vão direto para as semifinais, enquanto os segundos e terceiros lugares se enfrentam em duelos eliminatórios. Os vencedores vão às semifinais com os ganhadores destes duelos disputando o ouro olímpico.

Infográfico

 Polo Aquático no Brasil

O pólo aquático não demorou a chegar ao Brasil vindo da Europa. Já no início do século 20, o esporte era praticado nas cidades de São Paulo e Rio de Janeiro. A exemplo do que acontecia no Velho Continente, os jogos eram disputados em águas abertas, principalmente nas praias cariocas. A primeira partida de pólo aquático no Brasil que se tem notícia aconteceu em 1908, na praia de Santa Luzia, no Rio de Janeiro.
O primeiro jogo internacional foi contra os vizinhos argentinos e aconteceu na Baía de Guanabara, em 1919. Neste período, o esporte desenvolvia-se também no sul do país, graças ao projeto da Universidade Federal de Santa Catarina que obrigou a prática da modalidade nos seus cursos de graduação.
polo aquatico brasil A história do Polo Aquático e Suas RegrasEnquanto isso, em São Paulo, Espéria, Clube de Regatas Tietê e o Clube Atlético Paulistano também organizavam suas equipes. Não era mera coincidência os clubes paulistanos que começaram no esporte foram aqueles que ficavam às margens dos rios Pinheiros e Tietê e já praticavam outros esportes náuticos. A primeira Olimpíada
A participação brasileira nos Jogos Olímpicos é pouco expressiva. A primeira do país foi na Antuérpia-1920, quando terminou em oitavo lugar dentre doze participantes. Na época, atletas da natação também participaram da seleção de pólo aquático.
Nos Jogos de Los Angeles-1932, uma nota lamentável. A seleção brasileira foi desclassificada da competição depois de agredir um árbitro ao final da partida contra a Alemanha. A última disputa do time nacional foi nos Jogos de Los Angeles-1984, quando foi convidado em virtude do boicote das equipes do bloco socialista.
Se no cenário mundial o Brasil ainda é coadjuvante se comparado às potências européias, no continente o país tem boa aparição em Jogos Pan-Americanos, onde conquistou um total de 11 medalhas, sendo apenas uma de ouro, em São Paulo-1963.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente aqui o que achou da matéria.