segunda-feira, 30 de abril de 2012

1º de Maio – Dia do Brasileiro


Trabalhador é um termo amplo que inclui todo aquele que vive do seu trabalho.

  Nesta descrição estão todos os assalariados, empreendedores, empresários, profissionais liberais, aposentados e todos os que vivem com seus rendimentos.

  Quinhentos bilhões de Reais de impostos arrecadados em somente quatro meses do ano, pagos por toda a população Brasileira, esteja trabalhando ou não, afinal todos consomem e assim pagam impostos. Neste ritmo chegaremos a R$ 1,6 trilhão até o final de 2012.

  É isto mesmo. Faça a conta do número de zeros. Consumiu pagou imposto. Até aposentados, que recebem um valor mínimo pelo seu suor depois de tantos anos de trabalho, pagam imposto descontado na fonte.

  1º de Maio – Dia Internacional do Trabalho. Aqui no Brasil deveria se chamar Dia do Brasileiro.

  Afinal trabalhamos quase cinco meses do ano só para pagar impostos. Até dia 25 de Maio, tudo o que ganharmos de rendimento pela nossa labuta, será destinada a pagar os diversos impostos, que todos nós pagamos.

  E não recebemos do nosso "patrão", nem PLR (Participação nos Lucros e Resultados), nem convenio médico, vale transporte, 13º salario (melhor nem lembrar pois podemos ter de pagar 13º imposto), horas extras, etc...Resumindo, não recebemos nada em retribuição pela nossa contribuição pela mastodôntica massa de impostos. Este é o "retorno" que recebemos em troca do nosso investimento”.



  Aliás estou mentindo. Recebemos sim. Injustiça minha. Recebemos, Insegurança, Insalubridade, Ignorância, Imobilidade e por último mas não necessariamente nesta ordem, maciça publicidade dos “feitos”dos governos. Tudo em troca de todos os I com o qual começam as siglas dos impostos. Estou me referindo à todas as instancias do governo: Federal, Estadual e Municipal.

  Hoje um grande jornal lançou uma pesquisa para a população. A pergunta é: Você acha que os R$500 bilhões arrecadados em impostos, estão sendo bem utilizados?
A pergunta é quase uma piada.

  Eu posso começar a responder. Um sonoro NÃO. Hoje um dos negócios em que tenho participação, foi assaltado. Resposta da polícia: É um grupo que está assaltando no Bairro. Ué!!! Mas se sabem, o que está sendo feito pela nossa segurança? Esta mesma pergunta deve estar sendo feita para moradores de vários bairros de São Paulo como Perdizes, Morumbí, etc...

  Mas não dá retorno financeiro, nem de mídia, estes casos. Com certeza, se fosse alguém “famoso” estaria toda a polícia envolvida. Para o governo estadual e municipal, vale muito mais investir em radares e fiscais de transito, que só multam. Afinal a receita deste investimento é dos mais rentáveis do planeta.

  Dirão alguns, este é o preço de morar em São Paulo. Eu diria, este é o preço de viver em qualquer cidade do Brasil.

Brasileiros, parabéns pelo Dia dos Brasileiros

4 comentários:

  1. Lamentei ouvir que foram assaltados - também já tive essa "experiencia", nada construtiva - acho que em Sampa ninguém mais está a salvo, infelizmente !

    ResponderExcluir
  2. É isso mesmo. vivemos nesse chão abençoado a duras penas. Somos uns caras broncos, teimosos toda vida, que não arredamos pé daqui mesmo como toda essa roubalheira, toda essa pilhagem oficial travestida de impostos e, o pior de tudo, mesmo com toda essa impunidade que vive atávica na alma desse povo.
    Veja o meu novo texto http://www.recantodasletras.com.br/letras/3642245
    Abraços e ótimo feriado!

    ResponderExcluir
  3. Caro Ronald,

    Sem duvida, é preciso que esqueçamos a realidade clara e verdadeira que você descreve de forma tão clara e corente para que possamos manter a fé. Se faz necessária uma dose extra de otimismo ( ou quem sabe , muito mais do que otimismo , estejamos precisando de sindorme de poliana ) para continuar acreditando neste pais.
    No entanto, graças as este entusiamos que permeia a iniciativa primavada é que continuamos e dia a dia vamos mantendo viva a esperaça de que teremos uma pais justo e com mandatarios dignos do brasileiros que governam.

    ResponderExcluir
  4. E pensar que se ainda assim, após arrecadar todo esse dinheiro em impostos o governo só não retribuisse os serviços a que está obrigado por pura falta de competência, ainda somos obrigados a engolir toda espécie de falcatrua que essa quadrilha investida de prestador de serviço do povo nos impõe goela abaixo.
    Esse dinheiro arrancado a sangue frio dos trabalhadores brasileiros como imposto, é para pagar os conchavos, as aprovações na câmara, apagar pistas desses ladrões que em nosso nome comanda este país.
    Meu caro, Brasília está a 1000 km daqui, e lá 90 % da população é de funcionários públicos. Quem lá quer levantar uma bandeira por nós, bater panelas, gritar na rua?
    O povo, a polícia, a justiça?
    Ah, ah, ah...

    ResponderExcluir

Comente aqui o que achou da matéria.