domingo, 18 de março de 2012

O síndico do prédio


Eu vejo os políticos como administradores de condomínios.

Presidente, Governadores e Prefeitos  como os síndicos.
Os Senadores, Deputados e Vereadores como os conselheiros.

O que varia é apenas o tamanho do condomínio.

Nos condomínios, a maioria dos moradores não comparece às reuniões, principalmente quando é reunião de escolha do novo síndico. Estas mesmas pessoas sempre acham que são ocupadas demais e portanto não tem tempo para estas coisas. Mas depois reclamam porque não ficou satisfeito com isto ou aquilo.

Na política é a mesma coisa. Muitos reclamam dos políticos, mas votam neles sem muita análise prévia de seus currículos. Os mais revoltados dizem que vão votar em branco ou nulo, como forma de protesto.

Mas porque protesto?



A sociedade Brasileira não é dividida em castas, onde somente de uma determinada, saem os políticos e a outra deve resignar-se a aceita-la.
Ao contrário disto todos podem e devem participar da política nacional. Se não está satisfeito, por que não se candidata ao cargo?

Mas protestar no voto, não faz sentido. Alguém vai ganhar a eleição. E por estas e por outras, que pessoas com preparo discutível e caráter duvidoso podem conseguir se eleger. Alguém irá votar neles. Tiriricas, Netinhos e outros, que prefiro não citar para não dizerem que estou fazendo campanha política para algum partido, assumirão o cargo, interferirão em nossas vidas, e possivelmente depois, ficaremos contrariados.

Não é o partido que faz o candidato ser bom, nem o candidato que eleva o conceito do partido

Existem bons ou maus candidatos, pela sua índole ou caráter e existem partidos com ideologias diferentes ou semelhantes. Não tenho absolutamente nada contra nenhum partido político e sim contra alguns políticos. Existem excelentes políticos em todos os partidos. Conheço diversos deles e que trabalham com seriedade nos seus diversos partidos.

Jamais votaria em branco ou nulo em uma eleição. Se não estiver contente, eu que me candidate (muitos dizem que estou prestes a faze-lo, mas não é verdade), e faça da forma que eu considerar correta.

Infelizmente pelo fraco nível educacional do país e consequente baixa politização da população, vemos ainda muita gente votando em candidatos, em troca de uma camiseta estampada.

É aí que reside o problema. Mas podemos mudar. Nada de ficar reclamando de um ou outro político. Procure os melhores nos diversos partidos que tenham a ideologia que melhor representa sua forma de pensar ou candidate-se e faça a diferença. Mas omitir-se jamais.

Nas próximas eleições faça a diferença.

10 comentários:

  1. Pq vc não se candidata, quem sabe conseguiria mudar muitas coisa.

    ResponderExcluir
  2. Roni, muito interessante seu post.

    Fui presidente da sociendade de amigos do bairro onde moro por alguns anos e entendo perfeitamente o que você quer dizer.

    Falta engajamento das pessoas.

    Outro dia ouvi numa reunião um participante reclamar que falta nas pessoas a atitude de "taking owership" - os problemas são sempre dos outros.

    Também percebo que esta postura que faz tanta falta tem a ver com o nosso traço cultural, de preferir "por panos quentes" a identificar conflitos e procurar resolve-los.

    Talvez fosse o caso de assistrmos (novamente!) o "Violinista no Telhado" e aprender com o pai que mesmo com toda a carência de estudos formais conseguiu enfrentar os problemas da vida como um sábio.

    Abraço!

    Rafa

    ResponderExcluir
  3. Rony & Rafa,

    Concordo e discordo ao mesmo tempo de algumas colocações - isso já me qualifica pro PSDB? - vocês misturaram um pouco as coisas, há o publico
    e o privado

    O que falta mesmo à maioria dos brasileiros é a falta de espírito público!

    O condominio e a associação de bairro requerem o "taking ownership" porque as pessoas são de fato donas de propriedades e deveriam ter interesse naquilo que as afeta.

    Já do País as pessoas não são donas, e aí é onde escorregam os nossos políticos, estes sim, tem total noção de "ownership", já que se acham "donos" de territórios, do destino de pessoas e das verbas que "trocam"
    em favores escusos, sem esquecerem que a cada verba aqui e alí, um porcentual vai acabar nos bolsos deles, como se tudo fosse um negócio, e eles os donos do balcão !!

    Isso precisa mudar, e já! Para isso o povo, consciente, precisa votar!

    ResponderExcluir
  4. Joe
    Você já pode fazer parte do PSDB.
    A sua colocação é precisa.
    Na verdade é o que falei no texto. Pena que a população não consegue distinguir os bons e maus políticos. Sim existem os bons. Esta é a questão. Temos que parar de votar nos que possuem um marketing e assessorias mais eficientes. Temos que aprender a "ler nas entrelinhas" dos programas de governo ou metas que ele pretende maximizar ou otimizar.
    Quantas vezes você já ouviu nas campanhas" Por mais emprego", "por mais saúde e hospitais", "por mais educação e escolas", "por melhores salários" e por aí vai. Pois é, mas nunca chegamos lá.
    Portanto a solução é Voto Consciente ou quem achar que pode fazer melhor, se candidate.
    Mas se omitir jamais

    ResponderExcluir
  5. escolhemos dentre as opçoes (que sao pessimas) o melhor, mas depois que esse melhor assume ele passa a ser mais um a nao fazer nada... e isso cansa... daí surge os votos nulos e na verdade essa consciencia politica acaba, eu nao tenho capacidade para me candidatar, entao temos que eleger o menos ruim...

    ResponderExcluir
  6. Mas é exatamente isto que eu falei. Ficamos escolhendo "o menos ruim" e esperamos dele o melhor dos melhores. Até entendo isto a curto prazo com candidatos à Presidente, Governador e Prefeito, pois as opções são impingidas pelos diversos partidos políticos. Mas para Senadores, Deputados e Vereadores,primeiro que existem sim boas opções se analisarmos direito todos. Em segundo lugar, precisamos nos dispor a também nos candidatar se não estivermos satisfeitos com as opções existentes.Todos tem capacidade para fazê-lo. O importante é ser sério, responsável e honesto.

    ResponderExcluir
  7. Rony, em algum momento, sua campanha já não lhe pertencerá mais. Será da "voz rouca das ruas". Abc.
    Haroldo

    ResponderExcluir
  8. obrigada pela resposta, acho que você seria um bom candidato, saiba que já tem o meu voto, prcisamos de pessoas como você, que tem valores morais, que valoriza a família, a educação, o esporte e outros atributos que com certeza tem. abraço Ana Maria

    ResponderExcluir

Comente aqui o que achou da matéria.