sábado, 14 de janeiro de 2012

Badminton!!!! O que isto???

Todos temos coisas que queríamos ter feito e não fizemos. E quando nos demos conta já era tarde. A minha é um dia ter participado de uma olimpíada como atleta. Talvéz por isto quando vai chegando o momento da abertura de uma, começo a sentir a energia positiva que o esporte transmite.

Faltam 195 dias para a próxima em Londres.
Vamos continuar conhecendo os esportes que dela farão parte.
Badminton, o que é isto???

Olympic Games 27 July-12 Aug 2012
195 Days to go


Paralympic Games 29 Aug-9 Sept 2012
228 Days to go

História do Badminton

O badminton teve como origem uma prática muito divulgada na Índia, inspirada em um jogo para crianças (conhecido com o nome de tamborete) praticado na antiga Grécia. Uma das suas variantes foi adotada pelos oficiais do exército britânico que ocupava a Índia por volta de 1870.
Três anos mais tarde, já era jogado em Badminton House, o castelo onde morava o Duque de Beaufort, no condado de Gloucertershire, no Reino Unido. As primeiras partidas eram disputadas com bolas feitas de rolhas de bebidas, de cortiça, com penas espetadas. A primeira associação – The Badminton Association of England – foi fundada em 1893 e se encarregou de organizar o primeiro campeonato para homens, em 1899. A federação internacional da entidade, IBF, surgiu no ano de 1934, com oito federações fundadoras: Inglaterra, Holanda, Escócia, Canadá, Nova Zelândia, França, País de Gales e Dinamarca.
Na segunda metade do século 20, o esporte já contava com 37 federações nacionais inscritas. Atualmente, a IBF conta com mais de 150 países-membros. A Thomas Cup, troféu doado por Sir George Thomas em 1940, foi o primeiro torneio internacional por equipes organizado pela IBF. Oito anos mais tarde, foi realizada a primeira competição entre países.
A Malásia, então parte do Império Britânico, foi a primeira vencedora, iniciando assim a supremacia dos países do sudeste asiático nesse esporte. A Thomas Cup faz parte dos seis principais torneios promovidos pela IBF. Os outros cinco são: Uber Cup (Campeonato Mundial feminino por equipes), Sudirman Cup (Mundial por equipes mistas), Campeonato Mundial, Campeonato Mundial Júnior e Grand Prix Mundial.
O badminton foi incluído oficialmente no programa olímpico nos Jogos de Barcelona-1992, mas já tinha estado presente em Munique-1972 e Seul-1988, como esporte de exibição. Dominado por países asiáticos, como Indonésia, China e Coréia do Sul, o esporte tem cinco diferentes categorias em Olimpíadas: jogos de simples masculinas e femininas, duplas masculinas e femininas e duplas mistas.
badminton O Badminton

Regras do Badminton



  • O badminton é um esporte semelhante ao tênis, com petecas no lugar da bolinha. As dimensões da quadra são reduzidas e a rede é bem mais alta. O objetivo do jogo é mandar a peteca ao chão da quadra do adversário. A partida de badminton é disputada em melhor de três sets de 21 pontos cada, sem vantagem, e vence quem ganhar dois sets primeiro.




  • Havendo empate em 20, vence o jogo o atleta que abrir dois pontos de vantagem (22 a 20, 23 a 21), porém isso é limitado a 30. Se houver empate de 29 a 29, vence o jogo quem fizer o ponto seguinte na partida.




  • badminton japão O BadmintonA rede que divide a quadra deve estar a 1,55 m de altura do chão, e pode ser fixada em postes ou em suportes fora da área do retângulo de competição, que mede 13,40 m de comprimento por 5,18 m de largura nos jogos de simples. Nas partidas de duplas, a largura da quadra aumenta para 6,10 m. O piso da quadra é de material antiderrapante, com marcações feitas de cores de fácil identificação, como branco e amarelo.




  • Um sorteio (que pode ser feito utilizando-se uma moeda ou a peteca) determina quem começa a partida. O vencedor tem a opção de servir ou receber ou de escolher seu lado na quadra.




  • Para iniciar o jogo, o sacador deve bater na peteca de baixo para cima e na direção diagonal, dentro da área de saque (no lado direito da quadra). Quem recebe fica dentro da área de serviço, à diagonal do sacador. Nos jogos em duplas, o parceiro pode ficar em qualquer lugar da quadra desde que não bloqueie a vista do recebedor.




  • Se o placar do sacador for par, o serviço é feito pelo lado direito da quadra. Se for ímpar, passa para o lado esquerdo. Caso o sacador conquiste o ponto, continua no serviço. Caso perca, o ponto e o saque vão para o adversário.




  • É proibido dar dois toques seguidos no mesmo lado da quadra, tanto em duplas como em simples. Caso a peteca acerte um jogador, sua roupa, o teto ou os arredores da quadra, é considerado falta e ponto do adversário.




  • A peteca usada no badminton pesa entre 4,74 e 5,50 gramas e pode ser feita de penas de ganso ou nylon. Os dois tipos possuem uma base de esférica feita de cortiça ou poliuretano, contendo um pequeno peso de chumbo. As petecas tradicionais são feitas com 16 penas de ganso e são usadas nos jogos oficiais. Já as sintéticas têm uma espécie de ‘saia’ de nylon e geralmente são usadas nas categorias de base e iniciação.




  • As raquetes do badminton podem ser feitas de alumínio, fibra de carbono ou titânio. Elas pesam de 85 a 110 gramas e têm cerca de 70 centímetros, sendo que o punho pode variar entre 8,6 e 9,2 centímetros. Normalmente, as cordas têm tensão de 13 libras.



  • Infográfico

     Badminton no Brasil

    O badminton nasceu no Brasil como esporte de competição em meados dos anos 80. Imigrantes chineses, belgas, ingleses, indianos, canadenses, mexicanos, indonésios e norte-americanos praticavam o esporte em clubes como a Associação Chinesa, Clube Internacional de Badminton de Campinas e São Paulo Atlético Clube.
    A modalidade passou a ser praticada de forma organizada em 1984. A iniciativa de organizar o torneio partiu dos portugueses Luís Manuel da Fonseca Barreto e Eduardo São Simão, e os indonésios Bujung Witarsa e Ong Sioe Cking. Juntos, criaram a Associação Paulista de Badminton, a primeira entidade reconhecida pela Federação Internacional.
    badminton brasil O BadmintonNeste mesmo ano foi organizada a primeira Taça São Paulo de badminton, com o apoio do governo que apontou os primeiros campeões oficiais de badminton no Brasil. Em 1984 mesmo, uma representação brasileira tomou parte do 1º Campeonato Sul-Americano. Em 1985, o Brasil venceu o 2º Campeonato Sul-Americano, em Buenos Aires.
    Dois anos depois, o país participou pela primeira vez de um campeonato Pan-Americano da modalidade, realizado em Lima, no Peru, e em 1988 foi fundada a Federação Paulista de badminton, tendo como fundadores a Associação Esportiva Dragão, a Hebraica e o São Paulo Futebol Clube.
    Anos depois, em 1993, foi fundada a Confederação Brasileira de Badminton (CBBd), que contou com o apoio da Federação Catarinense, da Federação Paulista e da Federação de Badminton de Brasília.
    Em 1995, o badminton brasileiro participou pela primeira vez do Campeonato Mundial de equipes mistas – a Surdiman Cup. Em termos de Olimpíadas, o Brasil nunca conseguiu vaga para participar das competições masculinas, femininas ou de duplas mistas.
    A única glória nacional em eventos multiesportivos foi nos Jogos Pan-Americanos do Rio de Janeiro, quando a dupla Guilherme Kumasaka e Guilherme Pardo obteve uma inédita e histórica medalha de bronze. Porém, os dois fracassaram na tentativa de ir a Pequim.

    Nenhum comentário:

    Postar um comentário

    Comente aqui o que achou da matéria.