domingo, 24 de junho de 2012

Esgrima - História e Regras deste esporte que já foi mortal


Quem já não viu cenas no cinema de disputas com espada. Um dos mais famosos é o Zorro com sua inesquecível letra Z na roupa ou pele de suas vítimas.

É óbvio que não são de cenas como esta que a esgrima se tornou um esporte olímpico.

Durante milhares de anos a espada foi uma arma mortal e não um esporte. Quantos morreram com uma fincada no corpo.

Hoje, como esporte, as únicas mortes com ela, são dos sonhos de medalhas.

Vamos aprender agora um pouco sobre este nobre esporte olímpico que irá de novo fazer parte de uma Olimpíada dentro de 32 dias em Londres.

História

A história da esgrima tem uma origem de, pelo menos, três mil anos. Um templo egípcio construído em 1170 a.C. mostrava alguns guerreiros quase despidos, empunhando armas pontiagudas, com bicos de proteção e uma máscara que impedia o contato da arma com a face.
Já na Grécia antiga os exercícios corporais e os jogos de guerra tiveram grande importância. Vários tipos de esgrima foram praticados nas antigas Olimpíadas e nos importantes Jogos Ístmicos. Houve, inclusive, escolas em que se cultivava o uso da espada, chamadas Hopleomades.
Mais tarde, na Idade Média, encontra-se as bases do esporte como é conhecido atualmente. Por volta do século 12, a esgrima conseguiu um lugar importante entre os demais meios de defesa. No início do século 16, a nobreza começou a freqüentar as salas de armas e Henrique 8 ordenou, inclusive, a formação de uma corporação de todos os mestres de armas. Esses mestres ensinaram as primeiras noções teóricas aos jovens da nobreza.
Posteriormente, na Espanha, foi inventada uma espada mais leve – o florete -, que deu origem a uma nova forma de luta e, como conseqüência, à elaboração de novas regras. A arte passou depois para a Itália, onde alcançou notável desenvolvimento – sobretudo na afamada Escola Napolitana -, e, dali, alcançou a França, onde foi melhorada ainda mais, chegando a elegância que caracteriza a escola francesa.

Enfim, surgiu o esporte

historia esgrima Esgrima   A História e as Regras

As máscaras utilizadas pelos esgrimistas apareceram no século 18. Apenas no final do século seguinte foram determinadas as oito posições indicadas para as paradas, explicando claramente as posições do punho, braço etc. Um pouco antes, o Conde Koenigsmarken, da Polônia, inventou em 1860 a espada de folha plana, bem próxima à utilizada nos dias de hoje. Um ano depois, nos Estados Unidos, o Graeme Harmond transformou a esgrima em esporte de competição.
Ainda na mesma época, com a volta dos Jogos Olímpicos, iniciou-se verdadeiramente a esgrima esportiva unificada com o incentivo do Barão Pierre de Coubertin. Em Atenas-1896, as provas de esgrima foram disputadas por 13 competidores representando quatro países, nas modalidades de florete e sabre. A espada só entrou no programa oficial olímpico a partir de 1900.
Quatro anos depois foi criada a primeira confederação de esgrima. A Federação Internacional foi fundada em 1913. Desde então, italianos, russos, húngaros e franceses dominam o esporte em Olimpíadas em provas masculinas. Em 1924, em Paris, surgiu a primeira competição feminina, de florete.
Como um combate pode tornar-se muito rápido, às vezes é difícil distinguir, principalmente no sabre e no florete, se algum toque foi dado. Por isso surgiram os equipamentos eletrônicos no esporte. Estes foram criados com o intuito de facilitar a observação de um combate. Fios ligados na roupa e na arma a um sistema eletrônico registram os toques.

Infográfico

Regras

  • Nos Jogos Olímpicos, as competições de esgrima são disputadas em eliminação direta simples. Há disputas em três tipos de armas: o sabre, a espada e o florete. Com qualquer um dos instrumentos, ocorrem torneios individuais. Por equipes, formadas por três atletas de cada país, as competições não estão em todas as armas. Em Pequim, a espada e o sabre terão provas por time no masculino e o florete e o sabre no feminino.
  • esgrima destaque Esgrima   A História e as RegrasNo individual, o vitorioso é quem atingir 15 pontos, ou quem tiver a maior pontuação ao final de três tempos de três minutos cada. Se o tempo terminar, e a disputa estiver empatada em menos de 15 pontos, disputa-se uma prorrogação de um minuto até alguém marcar um ponto.
  • Em equipes, quando um dos atletas atinge cinco pontos, entram outros dois para continuar o combate, seguindo o placar deixado pelo companheiro, e assim por diante, até que uma das equipes chegue a 45 pontos.
  • A pista de esgrima tem 14 metros de comprimento, mais 1,5 m a 2 m de recuo, zonas que também podem ser utilizadas. A largura da pista é de 1,5 m a 2 m. A pista ideal é elevada do chão e usada com uma malha condutiva aterrada para o uso eletrônico. Se um esgrimista sair da pista lateralmente para fugir de um golpe, poderá retornar, porém deverá andar 1 m para trás. Se sair pelo fundo, será dado ponto para o adversário.
  • As vestimentas de esgrima são tradicionalmente brancas, além da máscara protetora, luva na mão armada e um colete protetor para os homens enquanto as mulheres usam protetores especiais para os seios. Atualmente a Federação Internacional de Esgrima (FIE) autoriza a utilização de roupas coloridas, inclusive com adição de logos de patrocinadores.
  • Os pontos são marcados toda vez que as armas tocam ou raspam o corpo do atleta. Na espada, a ponta é retrátil e qualquer toque, dos pés à cabeça, é valido. Já no florete a ponta da arma só pode tocar o tronco do adversário. No sabre, qualquer raspão acima da cintura já vale ponto. Os lados da arma também são válidos para tocar o corpo do adversário.
  • Pontos eletrônicos sem fio contam os toques. Quando o atleta à esquerda da mesa toca seu adversário em uma região válida, a luz verde é acesa. Quando é o atleta à direita que toca o oponente, acende-se a vermelha. Se o golpe atingir uma região do corpo que não é válida, uma luz branca é acesa.
  • As faltas mais constantes na esgrima são o corpo-a-corpo e a saída da pista, além de dar as costas para o adversário e usar a mão não armada. Ao cometer uma falta, o atleta recebe um cartão amarelo. Na reincidência, recebe um cartão vermelho, o que acarreta um ponto a favor do adversário. No caso de uma falta mais grave, o atleta pode chegar a receber o cartão preto, que determina sua expulsão ou exclusão da prova.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente aqui o que achou da matéria.