quarta-feira, 15 de maio de 2013

Mas está valendo. Será?


Povo Brasileiro é o mais “legal” do mundo, diz pesquisa.



O site da rede norte-americana CNN elegeu as 12 nacionalidades mais “legais” do planeta e considerou o Brasil como o que tem o povo mais acolhedor.

O texto cita a beleza do carnaval, o futebol de Pelé e Ronaldo, as pessoas bonitas das praias cariocas entre outras.

Somos acolhedores e fraternos, humanos e solidários, alegres e autênticos, criativos e sonhadores.

Infelizmente temos algumas características que se não são negativas, são ao menos perigosas. 

Somos ingênuos e passivos.

Tendemos a acreditar em tudo que nos falam e nos oferecem.

Desde o maravilhoso café brasileiro, misturado com milho, cevada e centeio (ao menos são nutritivos), açafrão com corante, azeite com óleo de milho, mel com glicose, suco de maça com arsênio, suco de laranja com fungicida, sem nos esquecer do nosso leite de todo dia, enriquecido com água oxigenada, soda cáustica e formol.

Bem, ninguém vai poder dizer que ao bebe-lo não vai desinfetar todas as feridas internas, manter o intestino super limpo e ainda se manter conservado. 

Por isto chama-se “Longa Vida”.

Bem, se não estamos com sorte com a indústria alimentícia, com a toda poderosa indústria automobilística, com certeza devemos estar orgulhosos, por termos saído da era das “carroças”, como disse Collor, e termos atingido o ápice com a fabricação de carros "mundiais".

Será?

Em recente matéria no The Canadian Press, mais esta máscara caiu.

Revelou-se que os carros a venda para o mercado Brasileiro, não são iguais aos fabricados para exportação, nem os fabricados aqui, similares aos estrangeiros.

Aqui são usados materiais inferiores em qualidade e resistência.

Quatro dos cinco carros mais vendidos no Brasil, não passaram no “crash-test” (teste de resistência ao impacto).

“Os modelos de entrada são incrivelmente perigosos, disseram.

Como exemplo, o Ford Ka Europeu recebeu quatro estrelas, neste teste, e o seu irmão Brasileiro apenas uma.


Não só a Ford. 
A GM, a Volkswagen, Renault etc... tem casos similares.

O que acontece quando os reluzentes carros novos são colocados nas ruas Brasileiras, é a crescente tragédia nacional, com milhares de Brasileiros morrendo em acidentes automobilísticos que tecnicamente não se mostram fatais”.

Quem tiver curiosidade acesse o link

AP IMPACT: Global automakers' deadly cars drive up Brazil's traffic fatalities



Obviamente, como sempre, os fabricantes vão dar as mais diversas explicações, mas o fato é que enquanto eles falam, nós continuamos a correr riscos e pagando preço de 2 a 3 vezes mais caro do que o similar estrangeiro.

Mas para a maioria da população, enquanto tivermos futebol, cachaça, cerveja, carnaval, feriados e dissimuladas e mentirosas notícias de que o Brasil é o país das mil maravilhas, o resto “são detalhes”.
Que pena.

Aqui tudo vira piada, desde leite adulterado até o comentário do governador de São Paulo quando disse que se o povo soubesse de toda a verdade não haveriam guilhotinas suficientes para cortar tantas cabeças.



Será que ainda não está na hora de exigirmos nosso direito de receber pelo que pagamos tão caro?

Desde serviços públicos de qualidade pelos impostos que pagamos, como produtos, com no mínimo a mesma qualidade dos similares estrangeiros?

Por falar em indústria automobilística que tal lembramos que o combustível que move nossos automóveis, além de ser tecnicamente de qualidade muito inferior comparado com o do restante do planeta, ainda nos brindam com um coquetel de adulterações, tanto da gasolina quanto do álcool, agora rebatizado de Etanol (mais chique mas a mesma baixa qualidade).


Do jeito que vão as coisas não me surpreenderia se até suco de laranja adulterado é adicionado à gasolina “batizada”.

Não sei quanto à vocês. Mas a minha paciência já acabou.

Não aguento mais ser enganado.

Alguns ainda dirão “mas está valendo”. Será?

ACORDA BRASIL

Um comentário:

  1. Muito ruim tudo isso.!! Só penso o seguinte: o problema é culpa minha, sua, e da sociedade como um todo. Uma sociedade sem cultura, com uma percepção falha da realidade, com valores completamente invertidos nos dias de hoje, e para qual, por exemplo, a Copa do mundo é mais importante do que qualquer outra coisa. Os políticos?? São o nosso reflexo e se são um bando de salafrários, fomos nós que os pusemos lá!! Ao mesmo tempo que os políticos são podres a sociedade também é !! Nunca esqueçamos que para existir o político corrupto é preciso o corruptor, e esse pode ser seu parente, seu vizinho, seu amigo, ou quem quer que seja, das pessoas que vemos o tempo todo por aí. A corrupção está, infelizmente, no DNA do Brasileiro. Quanto às leis injustas e escabrosas eu pergunto: Onde está a mobilização da sociedade para acabar com elas?? Se a mesma mobilização que produz um Big Brother, uma Copa, o Carnaval, e etc fosse aplicada para mudar esse país, casos assim não existiriam; teríamos um país muito diferente. Infelizmente a sociedade brasileira é formada de um bando de pamonhas alienados com poucas excessões. Então somos todos culpados. Esse tipo de manifestação via e-mail se torna inócua nesse sentido. Na verdade mostra mais as nossas contradições e nossa hipocrisia do que apenas casos trágicos como tantos outros por aí. Somos vítimas de um sistema como um todo. O buraco é mais embaixo, muito mais aliás!! É o tipo de coisa que se resolve de dentro pra fora, de dentro da cada brasileiro, e não ao contrário. Quanto ao governo, não importa quem esteja lá, sempre será assim a menos que nós mudemos como sociedade. Num país que perde R$ 80.000.000.000,00 ao ano, pelos ralos da corrupção, e com indicadores sociais entre os piores do mundo, não me surpreende que coisas desse tipo aconteçam. E vão continuar acontecendo. Infelizmente, mais uma vez, só posso dizer que vivemos em uma país que perdeu por completa a capacidade de se indignar. Triste isso!! Então temos que aguentar essas coisas.

    ResponderExcluir

Comente aqui o que achou da matéria.